O prefeito Cassio Taniguchi entregou à comunidade, nesta quinta-feira a nova Unidade de Saúde Pilarzinho, no Bairro Pilarzinho. A nova unidade tem o tamanho padrão, de 355 m², construída num terreno de 2.769 m². "Este é um novo espaço que certamente irá trazer maior conforto no atendimento a todos os pacientes", afirmou o prefeito.

continua após a publicidade

O prédio ganhou mobiliário novo e uma ampla área de cerca de 800m² de estacionamento, além de área jardinada de 1.400m². Esta Unidade foi concebida para facilitar o acesso dos portadores de deficiência, com rampa e sanitários exclusivos e balcão de recepção adaptado, facilitando o atendimento de quem usa cadeiras de rodas.

Há também um pátio de serviços reservado na nova unidade, com uma novidade: a preservação do pórtico de acesso do antigo estádio de futebol que existiu no local.

Além dos consultórios médicos e da clínica odontológica há salas para vacina, esterilização, curativo e enfermagem. O ponto de ônibus fica localizado em frente à Unidade, facilitando o acesso dos usuários.

A comunidade local para atendimento ultrapassa 18 mil habitantes, sendo cerca de 1700 idosos, 4300 crianças e aproximadamente 3400 adolescentes. O atendimento é de cerca de 300 usuários por dia.

Em torno de 50 funcionários trabalham no atendimento aos usuários. Todos os meses são realizados cerca de 12.600 procedimentos médicos e 13.800 atendimentos odontológicos. Há programas básicos de saúde e de atenção a gestantes, idosos, crianças, adolescentes, hipertensos e diabéticos. Além disso os usuários podem participar do programas de educação alimentar.

A Unidade de Saúde Pilarzinho funciona há 37 anos. O prefeito disse que com a inauguração desta nova edificação, o antigo prédio irá passar por reformas para se transformar em um novo Centro de Educação Infantil para o bairro do Pilarzinho.

A Secretária Municipal de Saúde, Edimara Sigmüller, disse que como a Unidade do Pilarzinho, outras estão sendo projetadas dentro do modelo de inclusão social para o melhor atendimento dos usuários, incluindo os portadores de deficiência. "Temos que promover estruturas para o atendimento indistinto de toda a população", concluiu a secretária.

continua após a publicidade