Cassio e Beto dão início à transição

Um encontro entre o prefeito Cassio Taniguchi e o prefeito eleito, Beto Richa, na manhã desta terça-feira, marcou o início efetivo do processo de transição da gestão da Prefeitura de Curitiba. O vice-prefeito eleito, Luciano Ducci, coordenador da comissão de transição da nova administração, participou do encontro, de pouco mais de meia hora.

A equipe indicada por Cassio é coordenada pelo secretário municipal de Finanças, Carlos Alberto Carvalho, e integrada pelo presidente do Ippuc, Luiz Hayakawa, pela presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Sandra Capriglione, e pelo vice-procurador-geral do município, Saulo Albach.

A primeira reunião das duas equipes ocorrerá nesta quarta-feira, a partir das 14h30, no Salão Nobre da Prefeitura – que neste período será transformado em gabinete oficial da transição.

Em entrevista à imprensa, Cassio e Beto afirmaram que estão superadas divergências surgidas no período de campanha e destacaram a disposição, de ambos, para que o processo ocorra de forma tranqüila e transparente.

“Essas questões foram suplantadas. Beto é o prefeito eleito pela população de Curitiba e tem todo meu respeito. Tivemos uma conversa bastante positiva. Vamos abrir totalmente as portas da Prefeitura para que a equipe de Beto possa ter todas as informações necessárias para iniciar sua gestão”, afirmou Cassio.

Para Beto Richa, o clima de campanha eleitoral faz aflorar diferenças de opiniões e posições políticas. “O mais importante é que tudo isso se deu com respeito, sem ofensa pessoal”, afirmou. O prefeito eleito lembrou que as equipes de transição vão tratar de dados, números, licitações, projetos em andamento, de forma que ele possa começar sua administração sem perda de tempo. “Tenho certeza de que tudo transcorrerá na mais perfeita harmonia.”

O projeto orçamentário do município para 2005 será um dos principais temas a ser tratado pelas equipes da atual e da futura administração. Segundo Beto Richa, o orçamento será estudado, de forma a que seja adequado ao seu plano de governo e possa iniciar o cumprimento de seus compromissos de campanha.

Beto afirmou não haver ainda definição sobre o tratamento que sua administração dará a outras questões importantes, como a licitação do lixo e o IPTU. “Todos esses assuntos serão tratados no processo de transição”, afirmou.

Cassio explicou que a equipe de transição terá caráter técnico. Ele disse que sob este critério, questões como a licitação do lixo, por exemplo, serão esclarecidas. “Os estudos e avaliações técnicas vão demonstrar que não houve intenção de antecipar medidas”, afirmou o prefeito.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo