O prefeito Cassio Taniguchi fez a palestra de abertura do 4º Seminário do Centro Internacional de Formação de Autoridades Locais na manhã desta segunda-feira. O encontro reúne durante dois dias cerca de 100 prefeitos e técnicos municipais de 35 países da América Latina e do Caribe no Salão de Atos do Parque Barigüi.

continua após a publicidade

O tema da palestra do prefeito de Curitiba foi "O Desafio de Fazer Acontecer". Cassio ressaltou que o planejamento não tem utilidade se não for colocado em prática. "Para fazer acontecer, o administrador público tem que responder duas questões fundamentais: para onde a cidade vai crescer e qual o negócio da cidade, ou seja, o que vai torná-la economicamente forte", disse.

Além dos prefeitos estrangeiros, também participaram da abertura do seminário o presidente da Associação dos Municípios do Paraná e prefeito de Barracão, Joarez Henrichs, o prefeito eleito de Foz do Iguaçu, Paulo McDonald, e a prefeita de Boa Vista, Roraima, Tereza Jucá. Também estava presente a representante da Organização para o desenvolvimento da América Latina e Caribe (ONWARD), Maria Aparecida Zago Udenal.

O Cifal é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba, a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e a Agência das Nações Unidas para Pesquisa e Treinamento (Unitar). O diretor da Unitar, Christophe Nuttall, veio da Suíça para participar do seminário e convidar Cassio Taniguchi para participar do encontro da cúpula mundial das Nações Unidas, que acontece em 2005 em Nova York.

"Enquanto a cúpula mundial vai reunir os presidentes, a Unitar vai fazer um evento paralelo com as autoridades locais, como prefeitos e governadores. Sabemos que o Cassio já terá encerrado seu mandato como prefeito, mas fazemos questão de que ele participe, em função de tudo o que já ensinou a outras cidades da América Latina", disse Nuttall.

Cifal

Existem 12 unidades do Cifal espalhadas pelos cinco continentes. Nuttall considera o CIFAL Curitiba uma referência mundial. "A cidade chama a atenção no mundo inteiro pelas experiências de sucesso no planejamento urbano sustentável. Aqui é possível ver de perto como uma cidade pode crescer sem deixar para trás a população carente e sem prejudicar o meio ambiente", afirma Nuttal.

continua após a publicidade