O presidente da Sanepar, Stênio Jacob, se reuniu na manhã desta quarta-feira (23) com o prefeito de Cascavel, Lisias Tomé, para discutir as ações definidas no contrato de concessão dos serviços de saneamento básico da cidade, renovado recentemente. A companhia estadual e o município vão priorizar as áreas de saneamento básico dentro do plano diretor de Cascavel.
Stênio antecipou ao prefeito que, nos próximos dias, Cascavel começa a receber as ampliações dos sistemas de abastecimento de água e de esgoto. As obras fazem parte dos recursos de R$ 24 milhões que a Sanepar já tem disponível para o município. A primeira etapa de obras vai contemplar os moradores do Bairro Santa Cruz. Com recursos de R$ 2,1 milhões, vão ser implantados 58 mil metros de redes coletoras de esgoto e 2.419 ligações. Estes investimentos vão estender o sistema de coleta e tratamento de esgoto para cerca de 10 mil moradores da região.
No sistema de abastecimento de água, Cascavel ganha dois novos reservatórios: um no bairro Santa Cruz e outro no bairro São Cristóvão. As duas unidades têm capacidade para armazenar cinco milhões de litros de água, o que significa que os reservatórios da cidade terão aumento de 23% no volume de reservação.
Ambiente
No encontro, ficou definido que, no início de março, os técnicos da Sanepar e da prefeitura vão se unir para rever o projeto de desassoreamento do Lago Municipal de Cascavel e adequar todas as ações de recuperação e preservação da área do parque às questões do Meio Ambiente. "Essa visita serviu para reafirmarmos os compromissos da Sanepar com Cascavel na área ambiental e dar andamento aos investimentos propostos para a cidade", afirmou o presidente da companhia.
Após a reunião, a comitiva visitou algumas das áreas de fundo de vale nas regiões dos bairros Santa Cruz, Morumbi e Floresta, que podem receber investimentos ambientais.