Moradores e comerciantes do bairro Uberaba, região sudeste da cidade, se uniram a funcionários da Escola Municipal Maria Marli Piovesan e aos voluntários do Programa Comunidade Escola para organizar a maior cerimônia matrimonial da região. No sábado (27) um casamento coletivo reunirá 309 casais para a troca de alianças, na quadra coberta da escola. Na cerimônia, marcada para as 14 horas, os noivos terão direito a decoração, trajes especiais e bolo.

continua após a publicidade

A previsão dos organizadores é de que mais de 800 pessoas compareçam ao evento para prestigiar os noivos. Todas as secretarias municipais envolvidas no Comunidade Escola estão participando da organização. A idéia de promover um grande casamento nasceu na escola, em maio, durante o lançamento do Comunidade Escola, programa da Prefeitura de Curitiba que transforma as unidades educacionais em centros de desenvolvimento de conhecimento e oportunidades.

Em pouco tempo, a iniciativa tornou-se conhecida e ganhou a participação de voluntários e dos funcionários da Administração Regional do Cajuru. Todos se envolveram para fazer do casamento uma festa inesquecível, tanto para os casais quanto para os familiares.

Um dos primeiros parceiros a se unir a escola foi o Cartório do Uberaba. As escrivãs, a oficial de tabelionato de registro civil e o juiz de paz trabalharão gratuitamente neste sábado para permitir que homens e mulheres regularizem suas situações civis. "Não podíamos ficar de fora desta iniciativa que mobilizou tantas pessoas da região", disse a escrivã, Angie Giani de Araújo.

continua após a publicidade

Se tivessem que arcar com os custos, cada noivo teria que desembolsar R$ 157,50 para pagar os custos do processo de habilitação de casamento. Os funcionários do cartório se envolveram tanto com os casais e com a idéia nascida na escola que resolveram contribuir na organização da festa.

Angie Giane convenceu uma floricultura, vizinha ao cartório e à escola, a doar uma rosa para cada noiva carregar, na entrada da cerimônia. A Amaria Noivas, loja especializada no aluguel de trajes de casamento, preparou locações com um preço especial para os casais, a maioria deles de baixa renda.

continua após a publicidade

Véu e grinalda

Por apenas R$ 60, as noivas poderão alugar vestido de cetim, com bordados, véu, grinalda ou coroa, sapato, luvas e buquê de flores artificiais. A produção também incluíra penteado e maquiagem. Alunos de cursos de cabeleireiros do SENAC e da escola Parthenon vão transformar a escola em um grande salão de beleza. O cuidado com as noivas começará às 9 horas da manhã.

"Cada um está colaborando como pode", conta a diretora da escola Sandra Regina Pereira. O empenho de funcionários da administração regional, e a colaboração de vereadores e deputados garantiram a decoração da festa.

As floriculturas Entre Verdes e Pérola ofereceram flores. A Fundação de Ação Social (FAS) também conseguiu parceria para garantir arranjos e o tapete na decoração. O Horto Municipal preparou vasos com plantas especiais para a ocasião.

Tanto preparo incentivou casais que já viviam juntos havia anos. Jurandir da Silva e Vanessa Aparecida Calvo se conheceram em 1996, quando moravam no Mato Grosso. De lá para cá, mudaram de cidade, tiveram quatro filhos mas nunca puderam regularizar a situação matrimonial.

A oportunidade de casar, na mesma escola onde estudam dois filhos, encheu o casal de alegria. "Tá na hora de deixar tudo acertado. Vivemos bem, com amor e felicidade e as crianças querem muito nos ver casar", disse Jurandir.

Vanessa casará grávida do quinto filho e muito feliz por realizar o sonho de usar véu e grinalda. Equipes da escola e da administração regional do Cajuru se uniram para alugar o traje para a noiva.

Bolo

O Sindicato de Panificação de Curitiba, Moinhos Anaconda e Liceu de Ofícios Uberaba se uniram para garantir o bolo dos noivos. O sindicato forneceu a receita e os ingredientes para o preparo de um bolo de frutas e chantili.

Serão 100 kg de bolo. A farinha de trigo (50kg) foi presente dos Moinhos Anaconda. O açúcar foi oferecido pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba. O preparo do bolo será feito pelo instrutor do Liceu de Ofícios do Uberaba, Waldomiro Ribeiro dos Santos, com a ajuda de ex-alunos do curso de confeiteiro e voluntárias da comunidade.

O preparo da massa do bolo começa na sexta-feira. O bolo será montado na escola, no sábado pela manhã e a expectativa é de que o quitute gigante tenha 10 metros de comprimento. A receita leva, entre outros ingredientes, 30 dúzias de ovos, 15 de açúcar, 8 litros de água, 15 kg de chantili e quase de 30 de kg de recheio.

Serviço
A Escola Municipal Maria Marli Pionesan fica na rua Velcy Bolívar Grandó s/n, no Uberaba. O telefone da escola é 33644453. Às 9 horas os noivos comparecerão na escola para receber as senhas do casamento. Os noivos deverão estar presentes na escola a partir das 13 horas. A cerimônia terá início às 14 horas