Casa ecológica é mostrada em Cascavel

Materiais recicláveis são matéria-prima da casa que a Sanepar e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) vão apresentar durante o Programa Educação Com Ciência. O evento será realizado de 3 a 7 de novembro, no Centro de Convenções de Cascavel.

A Casa Com Ciência, como é chamada, foi construída por meio da arquitetura de reaproveitamento. Além de ser um laboratório de novas tecnologias, é uma das alternativas de empreendimentos futuros na área da construção civil, evitando danos ambientais. Para a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, o setor da construção civil pode se apropriar do desenvolvimento tecnológico já disponível. ?Além de diminuir os impactos ambientais da atividade, a nova concepção de construção pode absorver o material reciclável gerado pela própria sociedade?, destaca.

A casa ecológica é construída com telhas fabricadas com garrafas plásticas de refrigerantes, tipo PET, com embalagens tetra pack e de creme dental. As luminárias são feitas com vidros de compotas e o piso, com plástico reciclável. A fundação da casa é feita com madeira de eucalipto e pinus de reaproveitamento. As janelas são confeccionadas com placas de PET, que permitem a passagem da luz e substituem os vidros. Todos os materiais são resistentes e apresentam baixa combustão, diminuindo riscos de incêndios.

O isolamento térmico e acústico e o aproveitamento de água e energia, captada por aquecimento solar, são outras vantagens oferecidas pelo projeto. A água da chuva pode ser utilizada no banho e, depois, direcionada para o vaso sanitário, enquanto a água da lavagem de roupas pode ser reutilizada na limpeza de calçadas e na irrigação de jardins.

Orientações

Durante o evento, a Sanepar vai manter um espaço para orientações sobre o uso racional da água. Duas mini-estações de tratamento, uma de água e outra de esgoto, vão demonstrar os processos desenvolvidos pela empresa. A Sanepar também montou uma bancada com diversos pontos de água de uma casa, como pias, vaso sanitário, tanque e chuveiro, para dar dicas de consumo e de como evitar desperdícios. Completam o espaço de orientação painéis sobre limpeza da caixa de água, disponibilidade da água no planeta e ligação e utilização correta da rede de esgoto.

A abertura do evento está marcada para as 17 horas da quinta-feira (03), no Ginásio de Esportes Sérgio Mauro Festugato, com a participação de cerca de 1.700 alunos e mais de 400 professores. A Secretaria Estadual de Educação, promotora do evento, acredita que mais de 3.500 alunos de 95 municípios vão participar das oficinas e visitar os projetos expostos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo