O investimento na prática do xadrez nas escolas municipais e unidades de ação social, realizado nos últimos anos, está apresentando excelentes resultados no dia a dia das crianças na escola e na revelação de verdadeiros talentos desse esporte.

continua após a publicidade

Quatro adolescentes do abrigo Casa do Pia II, da Regional Pinheirinho, se destacaram no Troféu Gazeta do Povo de Xadrez Rápido, realizado recentemente no Clube de Xadrez de Curitiba.

Thiago Taborda, 16 anos, garantiu a primeira colocação da categoria sub-16, seguido pelos estudantes Edson de Freitas e Jean Maycon, também moradores do abrigo, que ficaram com a segunda e terceira colocação respectivamente na mesma categoria. Além deles, Willian de Freitas também garantiu uma terceira colocação na categoria sub 18.

Thiago conta que começou a praticar xadrez há pouco mais de um ano e meio. Ele afirma que se dedica à atividade por pelo menos duas horas ao dia, e que prefere a modalidade contra-relógio. "O xadrez rápido é sempre um desafio que exige de mim um raciocínio rápido para criar as jogadas decisivas", explica.

Para chegar à final, o adolescente passou por sete jogos, enfrentando seis desafiantes. O torneio envolveu 43 pessoas e contou com mestres internacionais, além de campeões brasileiros de xadrez.

O xadrez é ensinado na Casa do Piá II pelo educador da Fundação de Ação Social (FAS), Paulo de Andrade, que repassa aos adolescentes as técnicas do ensino de abertura, desenvolvimento e finalização das jogadas. "Além de excelente entretenimento, o xadrez desenvolve a capacidade de raciocínio dos meninos, auxiliando-os em suas atividades escolares", garante o educador.

Educação

Há quatro anos, a Secretaria Municipal da Educação (SME) mantém, em parceria com o Centro de Excelência de Xadrez (CEX), a atividade de xadrez em várias escolas municipais de Curitiba. Cerca de 400 professores já foram capacitados em 92 escolas, envolvendo quase 26 mil alunos nas atividades relacionadas ao xadrez.

O principal objetivo é transformar o xadrez numa ferramenta pedagógica multidisciplinar, propondo ainda a capacitação de professores através de cursos e assessoramentos pedagógicos. Além disso, visa também promover atividades motivadoras para a prática do xadrez como a realização do Circuito Curitibano de Xadrez Escolar, a realização de campeonatos internos nas escolas e realização de campeonatos virtuais. Cada etapa do Circuito de Xadrez Escolar consegue reunir cerca de 900 alunos jogando ao mesmo tempo.

Os resultados mostram que quando são ofertadas oportunidades, os alunos das escolas públicas demonstram habilidades, competências e igualdades de condições no que diz respeito ao raciocínio e iniciativa.

continua após a publicidade