Carteiras de identidade serão emitidas com mais rapidez

O diretor do Instituto de Identificação do Paraná, Luiz Fernando Artigas, afirmou que praticamente todas as carteiras de identidade passam a ser emitidas por requerimento eletrônico. ?Esse processo torna mais rápida a emissão do documento?, disse, durante a reunião da Operação Mãos Limpas nesta segunda-feira (03). A modernização do Instituto permitirá também, a emissão de uma carteira de identidade única, o que proporcionará maior eficiência no combate a fraudes com o uso de falsas carteiras de identidade, ou clonadas.

?O delegado Luiz Fernando Artigas e sua equipe estão demonstrando habilidade no Instituto de Identificação e queremos chegar no momento em que as carteiras sejam emitidas no mesmo dia?, disse o governador Roberto Requião.

Segundo Artigas, foi realizado um mutirão com funcionários para finalizar as carteiras que ainda foram requeridas no sistema manual. ?Há dez meses, 164 mil carteiras de identidade estavam atrasadas e a previsão de entrega de algumas delas era de seis meses. Fizemos um mutirão com os funcionários do instituto e funcionários das prefeituras conveniadas. Eles trabalharam muito, inclusive durante fins de semana, e conseguiram terminar as carteiras que estavam atrasadas?, relatou.

Hoje, todas as carteiras de Curitiba, Região Metropolitana e muitas cidades do interior já são expedidas por requerimento eletrônico, o que, segundo Artigas, faz com que o cidadão receba seu documento mais rápido. ?Uma carteira já é emitida em até cinco dias na capital. Pretendemos ainda, dentro de dois a três meses, digitalizarmos o processo, para que as fotos sejam instantâneas e as impressões digitais sejam coletadas sem sujar os dedos?, explicou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo