A Brasil Telecom começou a vender, em todo o Paraná, 280 mil cartões para uso em telefones públicos divulgando o novo número da central de atendimento da Copel. O serviço é contrapartida da operadora, que venceu a concorrência feita pela Copel recentemente para a contratação de serviços de telefonia e suporte especializado destinados ao atendimento dos consumidores de energia elétrica.
O processo de licitação, inédito no setor elétrico brasileiro e que já está sendo imitado por diversas outras empresas, resultou na redução pela metade do gasto anual de cerca de R$ 9 milhões que a Copel tinha com telefonia e estabeleceu níveis mais exigentes de qualidade dos serviços, controlados por relatórios periódicos e detalhados.
O lançamento do cartão telefônico coincide com o término do período de transição estabelecido pela estatal para migrar completamente seu atendimento telefônico dos cinco antigos números, cada qual incorporando o código de área da região de origem da ligação, para o número único 0800 51 00 116, válido para todo o Paraná, e que está à disposição da população desde o final de março.
Solicitações
O novo telefone opera 24 horas por dia e recebe em média 700 mil ligações mensais. Em média, o tempo de espera por atendimento situa-se por volta de 30 segundos e o tempo médio de atendimento é de pouco mais de 3 minutos.
Por meio do serviço, os consumidores podem pedir a ligação, desligamento ou religação da energia elétrica em seu domicílio, tirar dúvidas sobre valores cobrados na conta de luz, verificar a existência de débitos, atualizar dados cadastrais, solicitar segunda via da fatura de consumo e notificar ocorrências como desligamentos na rede pública de energia.
Do outro lado da linha, o cliente da Copel irá encontrar um efetivo de 678 pessoas entre atendentes, monitores, supervisores e técnicos de suporte, que se revezam em turnos. Paralelamente à mudança do número de seu telefone, a Copel investiu R$ 1,5 milhão na modernização tecnológica e na expansão da capacidade de atendimento das centrais e reforçou o quadro de pessoal com a admissão de 400 novos teleatendentes, selecionados por concurso público e treinados durante dois meses para a função.
Apresentação
O novo cartão foi apresentado e entregue simbolicamente nesta quinta-feira (28) ao presidente da Copel, Rubens Ghilardi e ao diretor de distribuição, Ronald Ravedutti pelo diretor da filial paranaense da Brasil Telecom, Amílcar Piazzetta Marques. Em nome da operadora, ele disse que é motivo de orgulho poder trabalhar em parceria com a Copel e ressaltou as afinidades existentes entre as empresas. ?Ambas têm como missão prover o Paraná de serviços da maior importância para o seu crescimento?, afirmou Marques.
A concepção artística do cartão teve a participação de profissionais da Coordenação de Marketing da Copel, que, entre outras sugestões, propuseram manter uma área em branco para que o consumidor anotasse o número de sua identificação no cadastro da estatal. ?A idéia é que, depois de esgotados os créditos, o usuário não jogue fora o cartão e venha a utilizá-lo sempre que precisar falar com a Copel?, explicou o gerente de Marketing da estatal, Moacir Boscardin.
Apesar da simplicidade, essa alternativa encontrada pela Copel jamais havia sido usada ou solicitada antes à Brasil Telecom, segundo seus dirigentes. Estudos de mercado realizados pela operadora indicam que cada cartão para uso em telefones públicos é visto em média de 20 a 25 vezes pelo usuário, até que seja descartado.
Assim, a estimativa da Brasil Telecom é de que os 280 mil cartões com o novo número da Copel venham a se traduzir em mais de 5 milhões de visualizações, desconsiderados os casos das pessoas que não jogarão o cartão fora.