Cartão do torcedor é arma da Federação Paulista contra violência

A Federação Paulista de Futebol (FPF) apresentou nesta terça-feira (19) um plano piloto com novas medidas para conter a ação das torcidas organizadas e minimizar os conflitos nos estádios. A grande novidade é o Cartão do Torcedor, que será utilizado pelo membro da torcida uniformizada para o acesso a setores reservados do estádio.

Sem o cartão, o torcedor não poderá ficar no setor da torcida uniformizada. As medidas serão colocadas em prática no Campeonato Paulista de 2007. O lançamento do pacote, nesta terça contou com a presença do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e do ministro dos Esportes, Orlando da Silva Junior.

Além da contratação de profissionais especializados em segurança os clubes vão conduzir o cadastramento dos torcedores, que deverá ser feito em 120 dias. ?Precisamos sensibilizar os clubes para alterar a nossa realidade?, convoca o presidente da Federação, Marco Polo del Nero.

Para auxiliá-los, a FPF vai disponibilizar uma unidade móvel da Polícia Civil com todos os recursos para a identificação dos torcedores: da produção de fotos e impressões digitais até um sistema para armazenar a voz do torcedor. As unidades também estarão presentes nos estádios, antes dos jogos.

?Vamos acabar com o anonimato e a certeza da impunidade, as principais razões para a violência nos estádios?, afirma Marco Aurélio Klein, presidente da Comissão Paz no Esporte, entidade ligada ao Governo Federal. ?Essas medidas são amigas das torcidas?, diz Klein. ?Identificar, cadastrar e colocar os torcedores em setores específicos são medidas que vão facilitar o trabalho da Polícia?, apóia o major Botelho, do 2º Batalhão de Choque da PM.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo