Com o tema "Qualidade de vida começa na rua", a nova campanha educativa para o trânsito da Prefeitura de Curitiba conquistou os curitibanos. Os taxistas, que figuram entre as categorias profissionais que mais lidam com o estresse diário do trânsito, foram os primeiros a aderir à campanha.
A campanha para o trânsito foi lançada pelo prefeito Beto Richa nesta quinta-feira (14), durante um café da manhã com agentes de trânsito na Diretoria de Trânsito (Diretran), da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa municipal responsável pelo gerenciamento do trânsito e do transporte público na cidade.
Sebastião Martins, 63 anos, trabalha "na praça" desde 1973 e acompanhou de perto as mudanças nas ruas da cidade, pois nesse período a frota da capital passou de pouco mais de 100 mil veículos para 960 mil neste ano, conforme dados da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs). "Hoje a gente precisa ter o triplo da atenção para dirigir. Por isso, educação é fundamental", disse o taxista.
Outro motorista de táxi, Eloir Gusinski, 54, trabalha há apenas dois anos e meio, mas acumulou experiência suficiente para conhecer as dificuldades diárias do trânsito. "As pessoas são muito individualistas. Não dão espaço por outros. Precisa haver mais consciência", afirmou.
A representante comercial Ana Cristina Marquesini Vaz, 44 anos, também passa muito tempo no trânsito até chegar ao trabalho. "Em Curitiba, as pessoas são desesperadas para dirigir. Quando acende o sinal verde, vão logo avançando sem se importar com os pedestres. Espero que com essa campanha as coisas mudem", disse.
"Uma campanha educativa como essa é muito importante", avaliou o comerciante Sandro Claudino Abicalaf, 38 anos. Segundo ele, são comuns os casos de desrespeito nas ruas. "Vemos muito preconceito, principalmente com idosos. Por isso precisa ter uma campanha forte", afirmou Abicalaf. "Recentemente meu sogro passou por uma situação muito desagradável. Foi chamado de velho e ameaçado de agressão", acrescentou.
Para a operadora de telemarketing Fernanda Giacomel, 28 anos, a campanha veio em boa hora. Ela sofreu nesta semana um pequeno acidente e seu carro ficou com arranhões no pára-choque traseiro. "O motorista do outro veículo nem quis conversa. Foi logo xingando. As pessoas precisam respeitar mais. Acho que existe muita falta de educação, ainda mais com as mulheres", afirmou.
Meta
"A campanha tem o objetivo de incentivar atitudes positivas dos motoristas e pedestres, como a gentileza e a calma. As pessoas sabem o que é certo e errado no trânsito, mas queremos lembrá-las de que algumas atitudes simples, como respeito e atenção na rua, podem fazer uma grande diferença na qualidade de vida de todos", disse o prefeito Beto Richa.
Para o prefeito, a convivência pacífica no trânsito é cada vez mais necessária, considerando que a frota de carros nas ruas de Curitiba cresce a uma média de 6% ao ano, e se aproxima da marca de 1 milhão de veículos. Entre as peças da campanha educativa, há dois filmes para televisão que usam o humor para mostrar que os maus comportamentos no trânsito não combinam com qualidade de vida.
Foram criadas 10 mensagens de rádio, direcionadas para públicos específicos: homens, mulheres, crianças, adolescentes e idosos. Também haverá cartazes e placas em pontos de ônibus e no mobiliário urbano, além de banners colocados em postes das principais ruas da cidade.
Os 350 agentes de trânsito e agentes do Estacionamento Regulamentado (EstaR) participarão da campanha, distribuindo adesivos aos motoristas com as palavras "Gentileza?, "Respeito", "Calma", "Cuidado" e "Atenção", escritas nos formatos de carro, ônibus, moto e caminhão.
Os adesivos não têm a logomarca da Prefeitura de Curitiba. "Queremos que seja uma campanha da cidade e que os curitibanos abracem essa idéia. Também vamos tornar essa campanha permanente, a exemplo do que fizemos com a campanha de separação do lixo", afirmou Richa. Para o prefeito, a educação permanente é o meio mais eficiente para melhorar o comportamento dos motoristas.