Carnaval terá melhor índice de qualidade da água no litoral

O boletim de balneabilidade divulgado nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) indica que dos 38 pontos monitorados no Litoral paranaense, 28 estão próprios para banho ? cerca de 75% dos locais avaliados. Esta é a melhor balneabilidade das praias paranaenses desde o início de janeiro, quando foram registrados 30 e 31 pontos próprios para banho (1a e 2a segunda de janeiro, respectivamente) e o fluxo de veranistas ainda era menor.

Com relação à semana passada (23 pontos positivos), foi observada melhora das condições de balneabilidade em seis pontos – um na Ilha do Mel, outro em Guaratuba e quatro em Pontal do Paraná ? e piora em um ponto – no balneário Ipacaray, município de Matinhos.

?Na Ilha do Mel e em Pontal do Paraná todos os pontos analisados estão próprios para banho neste nono boletim de balneabilidade. Nos balneários que pertencem ao município de Matinhos registramos sete pontos impróprios e em Guaratuba, outros três?, explicou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

O secretário atribui a crescente melhora à redução do número de veranistas e à ocorrência de chuvas esparsas. ?Começaram as aulas e o número de pessoas durante a semana na praia diminuiu bastante. As chuvas também foram mais distribuídas e não chegaram a prejudicar a qualidade da água?, disse Rasca.

?Este avanço na balneabilidade é a prova de que o IAP, muito mais do que fiscalizar e multar, trabalha para garantir a qualidade de vida da população paranaense?, disse o novo presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko.

?Teremos um mar de barracas azuis no litoral paranaense durante o Carnaval?, disse o diretor de Estudos e Padrões Ambientais do IAP, Celso Bittencourt. Celso fez referência às cores que diferenciam as barracas indicativas da qualidade da água – próprias (azuis) e impróprias (vermelhas).

?Foram instaladas 54 barracas em todos os pontos monitorados, onde 87 estudantes da Universidade Federal do Paraná do Litoral informam aos veranistas os riscos de tomar banho nos locais proibidos e como é feito o processo de análise da água?, acrescentou.

Impróprios

Os dez pontos impróprios para banho estão localizados nos balneários Ipacaray (rua Ponta Grossa), Solymar (180 metros à direita do Camping Club), Flórida (60 metros à direita da rua da Saudade) e Flamingo (rua Campo Mourão). Outros três pontos estão situados no balneário Riveira, (próximos às ruas Tamboara, Toledo e Paranavaí) e mais três em Guaratuba ? Prainhas (300 metros do rio Prainha), Caieras (rua Frederico Nascimento), e na Praia Central (120 metros à direita da rua 29 de Abril).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo