Rio de Janeiro – Dados preliminares divulgados hoje (30) pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) revelam que o Sistema Interligado Nacional (SIN) recebeu um aumento da carga de energia em março superior em 4,1% à registrada em fevereiro. Nos últimos 12 meses, a carga do SIN elevou-se em 3,4%, em comparação a igual período anterior, informa o operador.
Em relação a março do ano passado, o aumento foi de 5,3%, e se deve às elevadas temperaturas que ocorreram no mês, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, que superaram a média observada para esse mês nos últimos anos. O Subsistema Sudeste/Centro-Oeste representa em torno de 63% da carga do Sistema Interligado Nacional, de acordo com informação da assessoria de imprensa do ONS.
No Subsistema Sudeste/Centro-Oeste, a carga de energia teve um aumento de 5,4% em março contra fevereiro. Em relação a março de 2006, o aumento alcançou 6,5%.
O Boletim de Carga Mensal divulgado pela Diretoria de Planejamento e Programação da Operação do ONS mostra, ainda, que no Subsistema Sul a carga de energia cresceu 2,7% em março, com alta de 4,2% em relação a março de 2006.
Nos Subsistemas Norte e Nordeste, o acréscimo da carga de energia foi de, respectivamente, 2,1% e 1,1% na comparação com fevereiro deste ano. A ocorrência de chuvas com grande intensidade nas principais capitais nordestinas contribuiu, segundo o ONS, para o reduzido aumento da carga na região. Em relação a março do ano passado, o aumento observado foi de 2,4% (Subsistema Norte) e 2,6%(Subsistema Nordeste).