Brasília – A regulamentação do sistema de compensação ambiental e o Plano Nacional de Áreas Protegidas estão na pauta da 47ª reunião extraordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que começa às 9 horas em Curitiba. O encontro será aberto pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no auditório do Museu Oscar Niemeyer.
Na ocasião, a ministra vai lançar o Fundo Nacional de Compensação Ambiental. Trata-se de uma alternativa para empresas obrigadas a investir na criação e implementação de unidades de conservação para compensar os danos ambientais causados por suas obras. Participam do lançamento o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marcus Barros, e o diretor-presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso.
A 47ª reunião do Conama termina amanhã (17) e está sendo realizada paralelamente à 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (MOP-3), que começou na segunda-feira (13).
Em relação ao Plano Nacional de Áreas Protegidas, a proposta foi elaborada pelo Ministério do Meio Ambiente e busca reduzir a perda de biodiversidade por meio de estabelecimento de objetivos e metas para as áreas terrestres e marinhas do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).