Desde o início deste mês, os cientistas que divulgam os resultados de suas pesquisas no exterior contam com uma série de facilidades criadas pelo Programa de Apoio a Eventos no Exterior (Paex) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
De acordo com a coordenadora de Bolsas no Exterior da Capes, Zena Martins, anteriormente, os processos eram encaminhados pelos Correios. Agora, as solicitações para participação em eventos no exterior podem ser feitas também por meio eletrônico no portal http://www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/10/apoio_eventosexterior.htm.
Os pedidos relativos a eventos que serão realizados fora do país em fevereiro do próximo ano devem ser feitas até o dia 31 deste mês.
A Capes, órgão do Ministério da Educação, é um dos mais importantes meios de difusão da ciência brasileira no exterior, financiando inclusive as passagens dos pesquisadores. Trata-se de programa que investe cerca de R$ 2 milhões por ano para a divulgação do trabalho dos cientistas, que assim podem conquistar espaço em reconhecidas publicações internacionais, afirma a coordenadora-geral de Programas no Exterior da Capes, Maria Luiza Lombas. O Brasil está atualmente na 17ª posição no ranking mundial de produção de novos conhecimentos.