O adubo orgânico produzido experimentalmente no aterro sanitário administrado pela Sanepar em Cianorte será utilizado nas praças e canteiros da cidade. Nesta sexta-feira (16), a empresa vai adubar os canteiros de flores localizados nos cruzamentos das avenidas Paraná com Brasil, Goiás com Rua Tocantins, e Avenida Souza Naves com a Rua Humaitá.

continua após a publicidade

De acordo com o gestor do aterro sanitário, Mário Lino de Souza Ferreira, o adubo que será aplicado pela empresa é uma espécie de fertilizante produzido por meio da decomposição de resíduos orgânicos, como restos de comida, vegetais e animais. ?É um adubo muito bom e de baixo custo, composto por vários nutrientes, que, ao ser aplicado no solo, melhora suas propriedades físicas, químicas e bioquímicas?, explica Ferreira.

Experiência

No mês de julho os funcionários da Sanepar separaram 3,2 toneladas de lixo orgânico. Este material passou por um processo de compostagem (fermentação) durante quatro meses e rendeu cerca de 500 quilos de adubo orgânico, um material de cor escura que pode ser aplicado em canteiros, pomares e na agricultura. Segundo Ferreira, no período de maturação o lixo orgânico sofre uma perda significativa no peso, provocada pelo desprendimento de gases e vapores de água.

continua após a publicidade

Cianorte produz, em média, 32 toneladas de lixo por dia, sendo que 55% deste total é formado por matéria orgânica. Se todo este material fosse encaminhado para uma unidade de compostagem e industrializado, seriam produzidas cerca de 163 toneladas de adubo por mês.