Fabio Cannavaro é o primeiro zagueiro a ser escolhido pela Fifa como melhor jogador do mundo. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (18) pela entidade que gerencia o futebol mundial, em Zurique, na Suíça.
A eleição deste ano foi permeada de polêmicas. Cannavaro, que também já havia ganhado a Bola de Ouro, foi ironizado por seu prêmio de melhor jogador europeu, inclusive pelo francês Thierry Henry e por vários técnicos. O atacante acusou Cannavaro de tentar provocar franceses durante a Final da Copa e parte da imprensa francesa não poupa o zagueiro por seu ?jogo sujo?. Em Barcelona, associação de torcedores ironizou o prêmio e enviou um ?Melão de Ouro? ao zagueiro. Ontem, Cannavaro ainda foi expulso no jogo de domingo pelo Real Madrid.
Para Cannavaro, seu prêmio da Fifa é uma resposta a seus críticos. "Sou um zagueiro puro. Não sou de dominar e tentar mostrar algo. Faço meu trabalho e para isso é que estou em campo", afirmou.
Com a vitória ontem de Cannavaro, a Itália tem agora dois nomes entre os melhores do mundo. Em 1993, Roberto Baggio superou Romário para ficar com o título.
Zidane, que se aposentou do futebol após sua expulsão na Final da Copa do Mundo da Alemanha, ficou com o segundo lugar, a poucos votos do ganhador. Ronaldinho Gaúcho foi o terceiro.