A eventual candidatura do peemedebista Orestes Quércia ao governo de São Paulo tem preocupado o comando político da campanha de Geraldo Alckmin diante da possibilidade de levar a disputa para o segundo turno. O ex-governador Jarbas Vasconcelos candidato ao senado pelo PMDB de Pernambuco, acha que a candidatura de Serra pode favorecer o PT em São Paulo, levando a eleição para o segundo turno.
O candidato Geraldo Alckmin, que passa o dia em Caruaru, Pernambuco, avaliou: "Serra (o ex-prefeito José Serra) é um candidato tão bom em São Paulo, tão preparado, tão testado, tão experiente que ele tem todas as condições de ganhar no primeiro turno.
Jarbas Vasconcelos afirmou que não foi surpreendido com o anúncio da candidatura de Quércia. Ele, contudo, comprometeu-se a conversar com o ex-governador para avaliar a candidatura. Para ele, a candidatura de Quércia "pode danificar alguma coisa, provocar o segundo turno". "Esse dano será em cima do Serra", disse. O ex-governador afirmou que não sabe ainda qual o cacife de Quércia e a sua avaliação nas pesquisas.
Na avaliação de Geraldo Alckmin, o quadro político eleitoral em São Paulo sempre foi muito polarizado. Ele ressaltou que nunca houve um só partido que dominasse a cena política, mas, sim, um quadro múltiplo, com várias correntes.