Brasília – Com o início do horário eleitoral no rádio e na televisão, cada candidato terá a oportunidade de mostrar suas propostas. Alguns deles terão mais tempo e mais recursos para investir nos programas eleitorais do que outros. Nestas eleições, o candidato à Presidência da República que terá mais tempo de programa é Geraldo Alckmin (PSDB/PFL), com 10 minutos e 22 segundos diários, seguido do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT/PcdoB/PRB), com 7 minutos e 21 segundos.

continua após a publicidade

Lula foi o único na disputa ao Palácio do Planalto que relacionou, na prestação de contas divulgada na página eletrônica do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.gov.br), o quanto já gastou na elaboração dos programas. Segundo o documento, as despesas com produção de programas de rádio, televisão ou vídeo do candidato totalizaram R$ 500 mil até a data de divulgação do primeiro relatório, dia 6 de agosto.

Os gastos com produção de jingles, vinhetas e slogans também totalizaram R$ 500 mil. De acordo com os assessores do PT, os programas do candidato Lula serão propositivos, tendo por base os resultados das políticas governamentais e com projeções para o futuro. Os programas, segundo a assessoria, trarão reportagens mostrando os resultados da gestão federal no país. Os programas de Lula estão sendo gravados em Brasília.

Os responsáveis pelos programas de rádio e televisão do candidato Alckmin preferem não divulgar, por enquanto, o custo total previsto com a produção. Segundo assessores do PSDB, não houve valor relacionado na prestação de contas do TSE porque até aquele momento não havia sido paga nenhuma despesa com os programas. Ainda de acordo com assessores, o candidato terá um programa propositivo, de debates dos problemas do Brasil. Alckmin deverá falar sobre o que ele fez como governador de São Paulo e o que pretende fazer para o país. Os programas estão sendo gravados em São Paulo.

continua após a publicidade