Os três candidatos que concorrem à Presidência da Câmara participarão de um debate na próxima segunda-feira (29), a partir das 11 horas, no auditório da TV Câmara. O debate será transmitido ao vivo também pela Rádio Câmara e terá a cobertura completa da Agência Câmara, em tempo real.

continua após a publicidade

Hoje pela manhã, os três candidatos – Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Gustavo Fruet (PSDB-PR) – participaram, em São Paulo, do debate promovido pelo jornal Folha de S. Paulo. Durante o evento, falaram sobre reajuste salarial dos deputados; gastos da Câmara; eficiência da Casa; relação com o governo; apoio do PSDB; reforma política; orçamento impositivo; entre outros assuntos.

Na segunda-feira, por cerca de duas horas e meia, os candidatos responderão a perguntas dos jornalistas dos veículos da Câmara e de jornalistas que cobrem a Casa. Além disso, debaterão entre si e responderão perguntas feitas pelo cidadão comum – que já tem à disposição canais de interação com a Câmara dos Deputados pela internet e pelo telefone do Disque-Câmara (0800 619619).

O público deverá enviar suas perguntas com antecedência por meio do Disque-Câmara ou pelo site da Câmara, no ícone "Participação Popular". Três perguntas serão sorteadas durante o debate e apresentadas aos candidatos.

continua após a publicidade

O debate será mediado pela jornalista Cláudia Brasil, da TV Câmara.

Regras

continua após a publicidade

As regras levaram em conta os seguintes fatores: igualdade de condições e de tempo para todos os candidatos; adoção de critérios objetivos para a formulação de perguntas; garantia de isenção na condução do debate; transparência nas regras; e criação de uma instância externa para a resolução de impasses.

Como garantia de isenção, os seis jornalistas que farão perguntas aos candidatos serão selecionados pelo Comitê de Imprensa da Câmara – que escolherá entre os profissionais credenciados na Casa. Os jornalistas terão direito a réplica. O debate será dividido em quatro blocos.