Candidatos defendem incentivo a microempresas

Em nenhuma eleição anterior se falou tanto em geração de empregos como na atual. No Brasil e no Paraná, a maioria dos candidatos definiu como prioridade a criação de postos de trabalho, apostando no incentivo às micro e pequenas empresas.

Os dois candidatos que disputam o governo paranaense, Álvaro Dias, da coligação Vote 12 e Roberto Requião, do PMDB, não fogem à regra. Tanto um como outro falam em incentivo aos pequenos. Em seu programa de governo, Álvaro diz que vai estimular a criação de 50 mil novas empresas, proporcionando emprego e renda para 100 mil pessoas.

Para alcançar esse número, o candidato do PDT promoveria o acesso dos empreendedores à tecnologia necessária ao seu tipo de negócio e criaria uma política de incentivo fiscal para as micro e pequenas empresas ?Essa qualificação de mão de obra e o apoio à formalização do trabalho receberão o apoio do FAT e do Tesouro Nacional.

Também serão identificadas as potencialidades econômicas de cada região, para que seja incentivada a criação de novos empreendimentos nos municípios, de acordo com suas vocações?, afirma o programa de Álvaro.

Segundo o texto, para que o crédito seja disponibilizado aos microempresários, sem necessidade de acesso ao sistema financeiro tradicional, será instituído, em parceria com os municípios, o ?Banco do Emprego e da Produção?, um programa de financiamento específico para os pequenos empreendedores.

O programa do candidato Roberto Requião prevê isenção de impostos para as micro e pequenas empresas e a criação de linhas de financiamento. O projeto do candidato peemedebista prevê a ?implementação de um modelo descentralizado de desenvolvimento, que considere as características regionais e a disponibilidade de mão-de-obra, respeitando os limites de exploração dos recursos naturais?.

Ainda de acordo com o programa, o financiamento seria possível através da criação da Caixa Econômica do Estado do Paraná. Outra iniciativa defendida pelo candidato é a criação de um Programa Estadual de Apoio à Empreendedores, no qual os interessados em criar empresas de pequeno porte, encontrariam uma estrutura de orientação comercial, financeira e técnica. Pelo projeto, o serviço contaria com o apoio da experiência de profissionais aposentados hoje discriminados na sociedade.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo