Porto Alegre, 1.º (AE) – Os sete principais candidatos à prefeitura de Porto Alegre ainda tentam colher votos entre os candidatos indecisos em agendas cheias de contatos diretos com os eleitores. Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (1) pelo jornal Correio do Povo mostrando que 23,4% dos eleitores não souberam dizer espontaneamente em quem vão votar animou a briga pelo segundo lugar. Todos os concorrentes consideram certo que Raul Pont (PT) vai estar no segundo turno e disputam o direito de enfrentá-lo.

“São quase 250 mil pessoas que ainda não fizeram sua avaliação e abertas a conhecer propostas”, destacou Beto Albuquerque (PSB), sétimo colocado, que fez visitas a sindicatos e jantar de mobilização. “Esse índice de indecisos mostra que o resultado pode ser diferente daquele de algumas pesquisas”, afirmou Mendes Ribeiro Filho (PMDB), quinto colocado, em meio a uma caminhada pelo centro da cidade.

Até o líder das pesquisas, Raul Pont (PT), aposta que terá um porcentual maior do que os institutos indicam. Ele também andou pelas ruas centrais e disse sentir que há uma adesão à sua candidatura maior do que mostram os jornais.

O vice-líder das pesquisas, José Fogaça (PPS), cumprimentou pessoas pelas ruas, mas não deu tanta importância aos indecisos. “Quem não responde não está necessariamente sem candidato”, acredita, apostando, no entanto, em atividades semelhantes às de seus concorrentes, o corpo-a-corpo. “Se for informado, quem ainda não sabe acaba tomando a decisão”, avalia. Vieira da Cunha (PDT), quarto colocado na disputa, ainda mantém esperanças. “Temos 20 mil filiados e o segundo menor índice de rejeição”, destacou enquanto cumprimentava eleitores na zona norte da cidade.

“Estou com o povão”, proclamou o terceiro colocado, Onyx Lorenzoni (PFL), enquanto visitava a vila Mapa, na zona leste, prometendo intensificar o contato direto com os eleitores, mas evitando dizer que o foco está nos indecisos. Na mesma linha, o sexto colocado, Jair Soares (PP), visitou empresas durante a sexta-feira.

A pesquisa do Correio do Povo, registrada no cartório eleitoral da 161ª zona sob o número 124/04/161, com estimativa de erro máximo de 2,4 pontos porcentuais, ouviu 1,5 mil eleitores entre 28 e 30 de setembro e mostrou Pont com 42,1% dos votos válidos, seguido por Fogaça (25,0%), Lorenzoni (10,5%), Cunha (7,9%), Ribeiro (6,7%), Soares (4,3%), Albuquerque (2,4%). Vera Guasso, do PSTU tem 0,8% e Guilherme Giordano, do PCO, tem 0,3%.

continua após a publicidade

continua após a publicidade