Os cerca de 20 mil candidatos que se inscreveram no concurso público para soldado da Polícia Militar devem ficar atentos ao cronograma de datas para evitar possível desclassificação. Aqueles que efetuaram a inscrição pelo site da Universidade Federal do Paraná dentro do prazo e que pagaram a taxa, devem acessar novamente o mesmo endereço eletrônico na próxima sexta-feira (28) para verificar se é preciso fazer alguma alteração nos dados cadastrados.

continua após a publicidade

De acordo com o sub-chefe do Centro de Recrutamento e Seleção da Polícia Militar, capitão Dicesar Moreira Luiz, a responsabilidade por seguir as regras previstas no edital é de cada candidato. ?O que fazemos é contar com a colaboração da imprensa para que nos ajude a lembra-los dos procedimentos. Mas cada um deve se programar para não perder nenhuma das datas, uma vez que todas são importantes?, disse o capitão. Dicesar explicou que os detalhes estão estabelecidos no edital do concurso. ?O candidato deve ter em mente que o edital é a ?cartilha? que deverá ser seguida nas etapas do concurso?, explicou.

Devem participar do concurso 20.835 candidatos. Porém, o capitão Dicesar lembra que este número não é definitivo. ?Há candidatos de outros Estados que podem ter confirmado as inscrições, mas o sistema ainda não detectou o pagamento da taxa?, disse ele. Dos que confirmaram as inscrições, 15.409 são homens e 5.426 são mulheres. Os candidatos que concorrem nas vagas de afro-descendentes somam 2.719 inscritos. Depois do Paraná, o maior número de inscritos é de São Paulo (220), seguido por Santa Catarina (194), Rio Grande do Sul (54) e Mato Grosso do Sul (44).

Fases ? Os candidatos passarão por exames eliminatórios. A primeira etapa é uma prova de conhecimentos gerais. Em seguida, o candidato se submete ao exame de saúde, que inclui avaliação psicopatológica e clínica. A terceira etapa do concurso é o teste de aptidão física. Por último, ocorre a investigação social, em que a Polícia Militar pesquisa a vida do candidato, para garantir que ele não tenha antecedentes criminais. Os candidatos aprovados em todas as etapas são admitidos e ingressam na Escola de Formação de Soldados.

continua após a publicidade

Para se tornar um soldado da Polícia Militar do Paraná, os candidatos aprovados em todas as fases do concurso, após a admissão, ingressam no Curso de Formação de Soldados, com aulas teóricas e práticas na Academia Policial Militar do Guatupê ou em outra unidade da PMPR. Nas aulas, que seguem o currículo da Secretaria Nacional de Segurança Pública e são adaptadas para a realidade de cada Estado, o aluno soldado aprenderá, dentro da filosofia de Policiamento Comunitário, qual a missão da Polícia Militar no trabalho preventivo e ostensivo para garantir a segurança de todos.