Candidatos a soldado da PM devem estar atentos às datas do concurso

Os cerca de 20 mil candidatos que se inscreveram no concurso público para soldado da Polícia Militar devem ficar atentos ao cronograma de datas para evitar possível desclassificação. Aqueles que efetuaram a inscrição pelo site da Universidade Federal do Paraná dentro do prazo e que pagaram a taxa, devem acessar novamente o mesmo endereço eletrônico na próxima sexta-feira (28) para verificar se é preciso fazer alguma alteração nos dados cadastrados.

De acordo com o sub-chefe do Centro de Recrutamento e Seleção da Polícia Militar, capitão Dicesar Moreira Luiz, a responsabilidade por seguir as regras previstas no edital é de cada candidato. ?O que fazemos é contar com a colaboração da imprensa para que nos ajude a lembra-los dos procedimentos. Mas cada um deve se programar para não perder nenhuma das datas, uma vez que todas são importantes?, disse o capitão. Dicesar explicou que os detalhes estão estabelecidos no edital do concurso. ?O candidato deve ter em mente que o edital é a ?cartilha? que deverá ser seguida nas etapas do concurso?, explicou.

Devem participar do concurso 20.835 candidatos. Porém, o capitão Dicesar lembra que este número não é definitivo. ?Há candidatos de outros Estados que podem ter confirmado as inscrições, mas o sistema ainda não detectou o pagamento da taxa?, disse ele. Dos que confirmaram as inscrições, 15.409 são homens e 5.426 são mulheres. Os candidatos que concorrem nas vagas de afro-descendentes somam 2.719 inscritos. Depois do Paraná, o maior número de inscritos é de São Paulo (220), seguido por Santa Catarina (194), Rio Grande do Sul (54) e Mato Grosso do Sul (44).

Fases ? Os candidatos passarão por exames eliminatórios. A primeira etapa é uma prova de conhecimentos gerais. Em seguida, o candidato se submete ao exame de saúde, que inclui avaliação psicopatológica e clínica. A terceira etapa do concurso é o teste de aptidão física. Por último, ocorre a investigação social, em que a Polícia Militar pesquisa a vida do candidato, para garantir que ele não tenha antecedentes criminais. Os candidatos aprovados em todas as etapas são admitidos e ingressam na Escola de Formação de Soldados.

Para se tornar um soldado da Polícia Militar do Paraná, os candidatos aprovados em todas as fases do concurso, após a admissão, ingressam no Curso de Formação de Soldados, com aulas teóricas e práticas na Academia Policial Militar do Guatupê ou em outra unidade da PMPR. Nas aulas, que seguem o currículo da Secretaria Nacional de Segurança Pública e são adaptadas para a realidade de cada Estado, o aluno soldado aprenderá, dentro da filosofia de Policiamento Comunitário, qual a missão da Polícia Militar no trabalho preventivo e ostensivo para garantir a segurança de todos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo