Três dos cinco candidatos à presidência da Câmara, Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), Virgílio Guimarães (PT-MG) e José Carlos Aleluia (PFL-BA), participam hoje às 10h30 de um debate na rádio CBN que será transmitido para todo o País. Eles terão oportunidade de apresentar e discutir suas propostas para a Câmara, para um público externo que não tem votos, já que a eleição tem um eleitorado próprio: os 513 deputados que integram a Casa.
A quatro dias da eleição, os dois candidatos do PT mostraram estilos diferentes. O candidato oficial do partido, Luiz Eduardo Greenhalgh, preferiu ficar recluso em casa nos últimos cinco dias telefonando para parlamentares. Já o candidato dissidente, Virgílio Guimarães, manteve o roteiro de visitas durante o carnaval, tentando dar visibilidade à sua candidatura. Ele chegou, inclusive, a posar para fotos ao lado do ex-governador Anthony Garotinho, no sambódromo do Rio. Os outros dois candidatos à presidência da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE) e Jair Bolsonaro (PFL-PE) não foram convidados para o debate de hoje na CBN.
Os aliados de Greenhalgh esperam a chegada hoje à Brasília de líderes partidários para reforçar a mobilização em favor da candidatura do petista e mapear os votos nas bancadas. Eles aguardam também com otimismo a reunião da Executiva e da bancada do PDT, marcada para as 14 horas de hoje. Além de discutir uma posição sobre a eleição para o comando da Câmara, os pedetistas receberão as filiações do governador Ronaldo Lessa (AL) e de outros parlamentares do PSB.