Brasília – O encontro realizado nesta terça-feira (30) para receber os deputados eleitos também serviu para a campanha à Presidência da Câmara, disputada pelo atual presidente Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Gustavo Fruet (PSDB-PR).
Chinaglia acredita que o evento não fará um deputado alterar o voto, mas fez questão de prestigiar o seminário. ?Vou pedir votos, vou cumprimentar os deputados. Faz um mês e meio que eu só peço votos?, disse o petista.
Fruet também passou pelo encontro e contou que há dois dias da eleição está procurando falar com todos os deputados. ?Se possível cumprimentar cada deputado e sinalizar que minha candidatura também representa sentimento de mudança, essa renovação?, afirmou o tucano.
Aldo Rebelo abriu o evento como presidente da Casa. Segundo ele, ?o uso da palavra para recepcionar os novos deputados é um gesto civilizado e democrático, principalmente para os novos deputados?.
As eleições ocorrem no dia 1º de fevereiro. Para ganhar em primeiro turno, o candidato precisa ter, no mínimo, 257 votos dos 513 deputados. Se isso não ocorrer, o segundo turno será realizado no mesmo dia.