O candidato à prefeitura de Enéas Marques, a 520 quilômetros de Curitiba, no sudoeste do Paraná, Valmor Vanderlinde (PSDB), vai conseguir fazer, nesta eleição, o que muitos pretendentes sonham: conversar individualmente com todos os 4.584 eleitores. Afinal, sendo candidato único na cidade, sobrou mais tempo para o trabalho corpo-a-corpo. “Estamos concluindo a visita a 100% dos eleitores”, acentuou. E, se algum manifesta intenção de votar em branco ou anular o voto, recebe nova visita. “Tentamos convencer sobre a força política do voto.” Segundo ele, em campanhas com disputa, no máximo consegue-se visitar 35% deles.
Desde 1982, a coligação PSDB/PMDB administra o município e, neste ano, foi acrescida do PP, PDT, PTB e PFL – a totalidade dos partidos com diretório municipal. A discussão para a unificação começou há cerca de dois anos, quando existiam sete pré-candidatos. Segundo Vanderlinde, foram realizadas três rodadas de pesquisa nesse período e seu nome foi apontado com mais ênfase. “Depois foi-se ajustando”, afirmou. Se vencer, ele sucederá Hélio Parzianello, também do PSDB. A disputa pelas nove vagas na Câmara de Vereadores será mais acirrada: são 9 candidatos.
Sem necessidade de comícios, o candidato privilegiou as visitas individuais e 25 reuniões estratégicas nas comunidades, na quais traçou sua diretriz de governo. Com 81% dos habitantes morando na zona rural, a atividade agrícola mereceu mais atenção principalmente para o escoamento da produção, o que deve ser conseguido em união com os governos federal e estadual. A prefeitura também pretende tornar-se mais parceira dentro das propriedades com programas de respeito ao meio ambiente e de preservação das águas, segundo o candidato.
Funcionário público estadual há mais de 20 anos, médico veterinário e ex-chefe da regional do Departamento de Fiscalização da Secretaria da Agricultura, Vanderlinde entra pela primeira vez na disputa eleitoral. Ele disse que, apesar da ampla coligação, terá total liberdade para montar o secretariado o que já vem sendo estudado.
“Estou adotando critérios técnicos”, garantiu

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna