O candidato do PP à presidência da Câmara, Ciro Nogueira (PI) denunciou há pouco um movimento, segundo ele comandado pelo Palácio do Planalto, para estimular o lançamento de várias candidaturas para dividir os partidos, levando a disputa para segundo turno e favorecer o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que tem o apoio do governo.

continua após a publicidade

Segundo Nogueira, o governo estaria trabalhando para o lançamento de outros candidatos, como o deputado Inocêncio Oliveira (PL) e evitar que os três partidos (PTB,PL e PP) fechem em torno de um nome de consenso, como ficou decidido ontem, em reunião do grupo.

Dentro dessa estratégia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo Nogueira, recebeu esta manhã o deputado Luiz Antonio Fleury Filho (PTB-SP), que decidiu manter a sua candidatura. Fleury disse há pouco que o presidente não lhe pediu para sair do páreo e que na conversa estava presente também o ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, que é do PTB, quando foi feito um balanço do quadro eleitoral da Câmara.

"Mostrei ao presidente que o quadro está pulverizado e que hoje não dá para se apostar em nada", afirmou Fleury, ressaltando que não assumiu qualquer compromisso com o presidente para apoiar Rebelo, na eventualidade do candidato do PT,PSB e PCdoB chegar ao segundo turno. Para Fleury dificilmente o PP, o PL e o PTB conseguirão indicar um candidato de consenso. As bancadas do PSDB e do PFL estão reunidas, fazendo uma avaliação de todo o quadro.

continua após a publicidade