A senadora Heloísa Helena, candidata à Presidência pelo PSOL, fez campanha neste sábado (2) pela manhã em Maceió. Ela participou de uma caminhada pelas ruas centrais do comércio da cidade, acompanhada do candidato do partido ao governo do Estado, Ricardo Barbosa, além de lideranças e militantes dos partidos que dão sustentação à sua candidatura. "É sempre muito bom receber o carinho do povo alagoano", disse ela, após a caminhada durou cerca de uma hora.
Em entrevista à imprensa, Heloísa se recusou a comentar a candidatura de Collor ao Senado, pelo PRTB de Alagoas. Ela disse que preferia falar do seu candidato a senador, o professor e teatrólogo Otávio Cabral (PSOL). Ao ser informada que Collor havia declarado que votará em Lula para presidente, a senadora alagoana foi taxativa: "Eles se merecem, são compatíveis". Mais adiante, perguntou a um jornalista amigo dela se o ex-presidente tinha realmente se candidatado.
Heloísa voltou a dizer que não acredita nas pesquisas, que dão a vitória de Lula no primeiro turno. Ela se disse confiante num eventual segundo turno, contra o atual presidente. "Não sou só eu que não acredito nessas pesquisas que estão fazendo por aí, o senador Jefferson Peres (PDT/AM) também já declarou que duvida desses resultados", comentou. "Quando a gente entra numa disputa eleitoral, é para vencer. Sei da dificuldade que enfrento, não tenho jatinho, nem aerolula, mas com a ajuda do povo eu chego lá", disse.
Sobre a sua posição nas pesquisas de intenções de voto realizadas em Alagoas, onde aparece em segundo lugar, abaixo de Lula, a candidata do PSOL disse que é natural, mas reversível. "Ele (Lula) está na mídia e ilude o provo mais humilde com palavras que comovem essas pessoas que, na verdade, também me apóiam. Se eu chegar ao segundo lugar nas pesquisas, as coisas começarão a mudar e vamos disputar a eleição", observou Heloísa, acrescentando é uma questão de honra "bater em Lula em Alagoas".
A candidata do PSOL também falou sobre política para geração de emprego e renda, incluindo investimentos de bancos estatais para resgatar postos de emprego. Ela também defendeu uma reforma tributária e disse que o combate ao crime organizado começa com o reforço do policiamento das fronteiras do País, por onde entram as armas e as drogas. Heloísa disse ainda que seu governo vai investir na integração das forças policiais para fiscalizar nossas fronteiras, numa luta ostensiva contra o narcotráfico.
Depois da caminhada pelas ruas do centro de Maceió, Heloísa Helena cancelou outros compromissos de campanha em Alagoas e foi almoçar com parentes e amigos. Sua assessoria informou que início da tarde, ela viajaria para o Recife (PE), de onde seguiria direto para fazer campanha no interior de Pernambuco.