Capitão da seleção italiana na conquista do tetracampeonato na Copa da Alemanha, o zagueiro Fabio Cannavaro, 33, foi escolhido para receber a Bola de Ouro, prêmio entregue pela revista France Football ao melhor jogador do futebol europeu na temporada 2006.
O anúncio da premiação aconteceu nesta segunda-feira (27). Com isso, o jogador do Real Madrid desbancou o craque brasileiro Ronaldinho Gaúcho, do Barcelona, que ganhou o título no ano passado.
Cannavaro, que deixou a Juventus após o Mundial de 2006 devido ao escândalo de manipulação de resultados no Campeonato Italiano é o terceiro zagueiro a ganhar o troféu. Antes dele, a publicação francesa, que realiza a cerimônia desde 1956, já havia escolhido os alemães Mathias Sammer (1996) e Franz Beckenbauer (1972 e 1976).
A última vez que um jogador italiano havia recebido a Bola de Ouro tinha sido em 1993, quando o meia Roberto Baggio foi o mais votado. Ele defendia a Juventus na ocasião. Outros dois atleta da Azzurra também ganharam o prêmio: meia Gianni Rivera (1969) e o atacante Paolo Rossi (1982).
No pleito deste ano, a segunda colocação ficou com o compatriota do defensor, o goleiro italiano Gianluigi Buffon, da Juventus. O atacante francês Thierry Henry, do Arsenal, terminou em terceiro.