Mais de setenta inscritos em oito categorias disputaram no fim de semana do Campeonato Paranaense no pico de Matinhos. A avalizado pela Federação Paranaense de Surf (FPS), o evento foi organizado pela Associação Paranaense de Longboard (APL), com apoio do Governo do Estado através da Paraná Esporte e a prefeitura de Matinhos. Foram dois dias de muitas ondas e alto nível técnico nas baterias, demonstrando uma ampla evolução do longbord paranaense nos últimos anos.
Um dos pontos altos do evento foi o grande número de famílias que participaram nos dois dias de competições. Tanto entre familiares de atletas como no público em geral, era nítido o ambiente salutar e peculiar de confraternização da moçada dos pranchões.
Destaques durante os dois dias de competições no Open feminino para a atleta Sabrina Olas da Ilha do Mel, que levantou o título da etapa. Na categoria Longboard masculino Carlos Bahia levou a melhor. Na Estreante feminino, a decisão ficou para os últimos segundos da bateria, quando Fernanda Carollo virou para cima de Bruna Teixeira por 0.10 na onda.
Na Master disputa entre os feras Marco Kamers, que voltou recentemente de viagem às praias peruanas onde foi representar o Brasil no Pan-americano de Surf, de Sergio Olas, Marcos Aurélio e Túlio Crisanto, além de Vitória de Marco Kamers que somaram 7.85.
Na Sênior campeão Alex Leite, na aspirante Carlos Bahia que consagrou-se com dois títulos na etapa, na estreante masculino Adriano Cordeiro e na Mirim Vitor Valentim da Ilha do Mel saíram na frente no ranking de 2006 do Circuito Paranaense.
Integração
Um exemplo de integração familiar foi observado em Matinhos. Carlos Alberto Teixeira, mais conhecido em Matinhos como Beto do Mariscão, é um dos empresários do litoral paranaense comprometido com a evolução da modalidade.
Durante todo o ano, ele contribui com a alimentação em diversos campeonatos promovidos pela FPS. O mais interessante que ele pega onda, acompanhado de seus dois filhos Rafael e Bruna Teixeira e os incentiva nas baterias, estando sempre junto para aquele aconselhamento ao pé do ouvido.
Bruna Teixeira, que estuda na 5ª série e tem 12 anos, ficou em segundo lugar na Estreante Feminino e relatou: ?O campeonato foi muito massa. As meninas têm que se ajudar para formarmos uma equipe forte no longboard. Foi minha primeira competição oficial.?
Para Beto do Mariscão ?o mais importante para a família é a formação de hábitos saudáveis para todas as gerações, estreitando os laços de amizade e respeito entre os pais e os filhos?.
No próximo fim de semana que vem na Ilha do Mel, dias 18 e 19 de fevereiro, acontece o Rip Curl Grom Search, muito mais que um campeonato para surfistas até 16 anos.