As escolas de samba que se consagraram entre as cinco primeiras colocadas do Grupo Especial do carnaval paulista voltam hoje ao Sambódromo do Anhembi para o desfile das campeãs. A escola de samba Gaviões da Fiel, campeã do Grupo de Acesso, abre a seqüência dos desfiles a partir das 22 horas. A segunda escola a desfilar é a Mancha Verde, campeã do Grupo de Escolas Esportivas.

continua após a publicidade

As duas agremiações carnavalescas, fundadas a partir das torcidas organizadas do Corinthians e do Palmeiras, prometem um desfile pacífico. Não haverá nenhuma operação especial, nem reforço policial para garantir a segurança. De acordo com a organização, as escolas se respeitam no carnaval e não vão misturar samba com futebol.

Após o desfile da Mancha Verde, desfilam as vencedoras do Grupo Especial. Começa a Império de Casa Verde, que obteve o 5º lugar, com o enredo "Glória e Conquistas – A Força do Império está no Salto do Tigre". A escola, campeã nos últimos dois carnavais, vai entrar com o imenso carro abre-alas de 60 metros de extensão com tigres gigantes e surpresas pirotécnicas.

Depois o público confere a agremiação Águia de Ouro, que ficou em 4º lugar com o enredo "Deus fez o Homem de Barro e a Águia de Ouro, um Brasil feito à mão", que homenageava o artesanato brasileiro. A coreografia da bateria foi o destaque da apresentação. A escola de samba Vai-Vai, 3ª colocada, pisa na avenida em seguida com o tema "O 4º Reino – O Reino do Absurdo", destacando a reciclagem.

continua após a publicidade

Encerram o desfile as escolas Unidos de Vila Maria, vice do carnaval paulista, e a campeã Mocidade Alegre. A Unidos da Vila Maria se destacou ao mostrar na avenida a história da cidade do litoral paulista Cubatão. Já a Mocidade Alegre fez bonito com o desfile simples e contagiante sobre o riso.