A paraatleta Terezinha Guilhermina, campeã mundial de atletismo, treina e mora em Curitiba. Primeira colocada no ranking mundial de 200 metros, categoria T11 (atletas sem visão), Terezinha veio a Curitiba se preparar para o Parapan-americano, que acontece em paralelo aos Jogos Pan-americanos, no Rio Janeiro, em julho deste ano.
"Curitiba é uma cidade muito boa para um portador de deficiência viver, com suas rampas e ônibus adaptadas", disse a atleta, durante visita a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, antes de viajar para competir em Brasília. "É uma honra para a cidade receber um importante atleta mundial, que tem representado o Brasil com muita bravura e garra", afirmou o secretário de Esporte e Lazer, Raul Plassmann.
No ano passado, Terezinha Guilhermina foi considerada pelo Comitê Olímpico Brasileiro como a melhor atleta paraolímpica de 2006. A jovem atleta mineira, de 28 anos, que treina com seu guia Jorge Luiz da Silva (o Chocolate), mudou-se de Cuiabá para cidade no fim de 2006.
Desde o começo deste ano, treina no Estádio do Pinheirão e na Academia Jump, da qual recebe apoio. A meta da atleta é estabelecer neste ano um novo recorde mundial, em uma das provas que disputa (100m, 200m e 400m). "Quero ser a melhor do mundo de todos os tempos", afirmou a velocista.
Terezinha acredita que poderá encontrar patrocinadores em Curitiba para participar das principais competições mundiais – Parapan-anamericano e duas disputas mundiais, além da Para-olimpíada de 2008. Com a determinação, de quem ficou órfã na infância e nasceu com menos de 10% da visão, a atleta aposta que nada vai atrapalhar sua carreira. "Estou preparada para a disputa", garantiu.