A campanha do Governo do Estado de vacinação contra febre aftosa, que será lançada nesta sexta-feira (27), se chama ?Vacina Ação?, para reforçar a ação do criador sobre o ato de vacinar. Além de cartazes, distribuídos em todo o Estado com a mensagem ?Vacina Ação?, já está disponível, desde quarta-feira (25) o site www3.pr.gov.br/aftosa, em que os produtores podem obter informações e tirar suas dúvidas a respeito da febre aftosa e da campanha de vacinação.
?Isso significa que a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento está apostando o sucesso da campanha de vacinação na iniciativa do criador, em vacinar seus animais?, disse o chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal, Marco Antônio Teixeira Pinto. A primeira etapa da campanha vai de 1.º a 20 de maio.
O site sobre a aftosa traz informações explicativas sobre a enfermidade, como ela se manifesta e como o produtor pode prevenir seus animais adoeçam. Também traz a relação e o contato das 126 unidades veterinárias da Secretaria existentes no Estado e os procedimentos que devem ser adotados durante a campanha.
Este ano, serão destinados para o comércio 11 milhões de doses de vacina contra a febre aftosa. A meta da Secretaria é vacinar 100% do rebanho paranaense de bovinos e bubalinos, estimado em 10,2 milhões de cabeças.
Segundo Marco Antonio, a Secretaria vai concentrar esforços na área de fronteira com outros países e divisas interestaduais, onde o risco de contaminação de enfermidades é mais elevado. Prefeituras, sindicatos, associações de produtores nos 27 municípios da região vão enviar representantes às propriedades para acompanhar a vacinação.