Se durante a campanha de primeiro turno o governo federal ainda tentava dar uma aparência de normalidade às suas atividades, a surpresa de ver o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disputar um segundo turno fez com que os cuidados fossem deixados de lado. Desde domingo, a agenda do presidente trata basicamente da sua campanha e até mesmo alguns ministros deixaram a agenda de lado para cuidar da reeleição.
Ontem, Lula assumiu suas funções de presidente apenas às 16h30. Até essa hora, ficou no Alvorada. Primeiro, recebeu governadores eleitos e reeleitos, apoiadores de sua campanha e ministros como Dilma Rousseff (Casa Civil), Tarso Genro (Relações Institucionais), Márcio Fortes (Cidades) e Silas Rondeau (Minas e Energia).
Depois da reunião que tratou dos rumos de sua campanha, o presidente teve mais um encontro com aliados. Dessa vez, apareceram o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o deputado Eunício Oliveira (ex-ministro das Comunicações), do PMDB-CE, o deputado Wilson Santiago (PMDB-PB) e o deputado Luiz Couto (PT-PB). Enquanto isso, 17 ministros – incluindo toda a equipe econômica – reuniam-se para um almoço na casa do ministro das Comunicações, Hélio Costa, que trataria de campanha. O almoço foi até 16h.
Já na segunda-feira Lula cumpriu pouco das suas funções de presidente. No Planalto, teve uma reunião de coordenação política pela manhã que tratou, basicamente, da avaliação dos resultados da eleição. Depois do almoço, voltou para o Alvorada, reuniu a coordenação de campanha, fez um pronunciamento e voltou a reunir o conselho político.
Na terça-feira, no Planalto, entre três audiências com ministros recebeu o presidente do PT, Ricardo Berzoini – fato que foi retirado da agenda oficial -, e o governador eleito da Bahia, Jaques Wagner, com quem conversou basicamente sobre eleições. Já às 16h recomeçaram as reuniões de campanha, dessa vez no Alvorada.
Se na primeira fase da campanha o presidente procurava marcar viagens apenas para o final da tarde, agora isso também deverá mudar. A primeira agenda de viagens do candidato, amanhã, mostra o primeiro compromisso, em Juazeiro (BA) já às 15h30.