Transformar o combate à dengue numa luta de toda a população é o objetivo do Dia D Contra à doença, que se realiza hoje em todo o país. Anualmente, a doença mata 20 mil pessoas no mundo. Para eliminar o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, é importante evitar água parada.

continua após a publicidade

A campanha educativa Para combater a dengue, você e a água não podem ficar parados criada pelo governo federal está sendo veiculada na televisão, nas rádios e e em jornais. Além disso, foram fixados cartazes nas paradas de ônibus, bancas de revistas, estações de metrô e de trem.

O Ministério da Saúde anuncia que, neste ano, quer redobrar os esforços de comunicação nos municípios considerados prioritários para o combate à dengue. Para isso, estão sendo mobilizados os comunicadores de cerca de 2.050 rádios em mais de 600 municípios. A campanha também conta com a participação de artistas locais nessa mobilização.

Na cidade de São Paulo, onde o número de casos é crescente, a campanha se estenderá até o dia 25 deste mês e envolverá as 396 unidades básicas de saúde. Desde ontem, no Rio de Janeiro, foram montados estandes em pontos estratégicos, de grande movimentação de pedestres, como o Largo da Carioca, no centro da cidade, e a Rodoviária Novo Rio, na zona portuária.

continua após a publicidade

Nos estandes, as pessoas podem observar no microscópio os diversos estágios de desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti. Elas também recebem uma lista com as principais ações preventivas. Também está sendo distribuído 1,5 milhão de folhetos explicativos. Cerca de 2.200 agentes de saúde estão envolvidos na campanha em todo o município.

Os comitês municipais de Mobilização contra Dengue do Paraná aproveitam a data para avaliar as estratégias utilizadas no combate à doença, discutir as próximas ações a serem executadas e desenvolver a programação em cada município.

continua após a publicidade

Em Recife, as atividades educativas e culturais na estação central do metrô e em um supermercado do bairro de Casa Forte foram a estratégia escolhida. Também estão previstas a distribuição de cartilhas educativas, camisetas e a afixação de 30 mil cartazes em ônibus da região metropolitana. A iniciativa será estendida aos 184 municípios do estado.

No Distrito Federal, uma exposição foi montada na Praça do Relógio, em Taguatinga. O local, agentes de vigilância sanitária prestam informações sobre a doença e as formas de preveni-la.

O dia D Contra a Dengue está sendo lançado oficialmente pelo ministro da Saúde, em Belo Horizonte (MG), com o slogan "Faça a Sua Parte para um Brasil sem Dengue".