Campanha para o governo vira baixaria em Alagoas

Pela quantidade de denúncias protocoladas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), do início da propaganda política para cá, dá para imaginar a baixaria em que descambou a disputa pelo governo do Estado, nas eleições deste ano, em Alagoas.

Segundo João Ramalho da Silva Filho, presidente da Comissão de Apoio aos Juízes da Propaganda Eleitoral, até sexta-feira (20), 225 processos tramitavam no TRE, com denúncias de propagandas irregulares, pedidos de direitos de resposta e suspensão de propagandas ofensivas à honra de candidatos.

Na Corregedoria da Justiça Eleitoral, onde dão entrada as denúncias mais contundentes – aquelas que podem resultar na cassação de candidaturas – tramitam 22 processos. Desses, nove são contra o governador Ronaldo Lessa, candidato à reeleição pelo PSB, e seis contra o ex-presidente Fernando Collor, candidato ao governo pelo PRTB.

A troca de ofensas entre os dois principais candidatos ao governo de Alagoas já ganhou repercussão nacional. Collor acusa Lessa de usar o espaço do PT do B, que faz parte da coligação governista, e o programa do candidato ao governo pelo PTN, Elias Barros, para ofendê-lo, atacando sua moral.

Por várias vezes, os três juizes-auxiliares do TRE tiraram os programas do PT do B e do PTN do ar por causa de mensagens consideradas ofensivas à hora do candidato do PRTB e de sua família. Em um desses programas, Collor é acusado de surrar a ex-primeira-dama Rosane Collor.

Lessa, por sua vez, acusa o ex-presidente de usar panfletos apócrifos para questionar a sua masculinidade, além de atacar a sua honra nos comícios que faz na capital e no interior.

No domingo passado, ele teve um comício suspenso pelo juiz Maurício César Breda, da Comarca de União dos Palmares, porque em Santana do Mundaú, disse que eu fazia um governo desmoralizado -, destacou Lessa, referindo-se ao candidato do PRTB.

Segundo o governador, nesse mesmo comício, Collor disse em seu discurso que ?o viado comeu o capim da Lagoa?. Além de diversos outros termos chulos, o ex-presidente ainda chamou Lessa de ?borra botas?.

No programa eleitoral, Collor tenta justificar a sua reação ao que chama de baixarias de Lessa e seus candidatos laranjas.

Segundo ele, ?como na propaganda nazista, seus adversários, repetem diversas vezes as mesmas mentiras, para tentar transformar sua absolvição pela mais alta corte do país em acusação?.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo