Rio ? O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), do Ministério das Cidades, começa a veicular amanhã (21) uma campanha para alertar os motoristas, durante o período de Carnaval, sobre os perigos de dirigir alcoolizado. Os anúncios serão divulgados em emissoras de rádio e de televisão até o fim do período carnavalesco, que acontece entre os dias 25 e 28 deste mês.
O ministro das Cidades, Marcio Fortes, disse que o objetivo da campanha é mostrar que folia e bebida não combinam com a condução de veículos. "Nosso objetivo é preservar a vida. Não me preocupo muito com essa questão de pontuação em carteira. Nós temos que educar com vistas a ensinar ao motorista que o que está em jogo é a vida dele ou de terceiros. Dizemos que há outros carnavais para você brincar. Não há porque terminar a vida neste carnaval", disse.
De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal, durante os cinco dias de carnaval de 2005, foram registrados 2.123 acidentes nas rodovias federais de todo o Brasil, com 148 mortos e 813 feridos.