Os agentes da Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran) encontraram boa receptividade dos motoristas à nova campanha de educação para o trânsito, lançada na quinta-feira (14), pelo prefeito Beto Richa. Os adesivos para os veículos que pedem "calma", "respeito", "gentileza", "cuidado" e "atenção", conquistaram a simpatia dos motoristas abordados pelos agentes.
Nesta sexta-feira (15), os primeiros efeitos da campanha que tem como tema "Qualidade de vida começa na rua" puderam ser percebidos pelos agentes da Diretran na Estação Rodoferroviária e imediações.
A controladora de qualidade de produtos Joyce Mazzolli, abordada pela agente da Diretran Eliza de Lima, pediu para colocar os cinco adesivos nos vidros laterais do veículo. "Essa é uma excelente iniciativa da Prefeitura de Curitiba, para conscientizar e educar a população em geral", disse Joyce.
A advogada Terezinha Rodrigues disse que essa é a campanha mais inteligente e positiva já desencadeada pela Prefeitura. "Ela é educativa, não é repressiva, com mensagens diretas, objetivas, transformando-se numa forma amiga de chegar aos motoristas, pedestres e agentes".
Ao escolher o adesivo verde com a inscrição "Gentileza", que lembra um ônibus, Terezinha disse ainda que a gentileza é fundamental numa cidade como Curitiba, onde a pressa provoca neuroses e estresse. "Quem é gentil, cede espaço às pessoas idosas nos ônibus, dá prioridade aos pedestres nos cruzamentos, evita parar sobre as faixas de pedestres, não buzina em vão", disse.
Na opinião da professora Tânia Dacol e da atendente de telemarketing Charmonis Heuer, a campanha é bem-vinda, porque ensina as pessoas a respeitar e serem respeitadas.
O bom humor da campanha que reproduz automóveis, caminhões, ônibus e motos nos adesivos, em várias cores, foi destacado pelo florista Rogério Alves. Ele disse que a campanha deverá atrair também as crianças, interessadas em colecionar os adesivos, e um dos alvo da iniciativa da Prefeitura. "As crianças desde cedo convivem com o trânsito caótico, a falta de educação, e com o respeito imposto pela campanha, aprendem que é educando que todos são respeitados", afirmou Alves.