Todas as pessoas que já completaram 60 anos devem participar da 8ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso Contra a Gripe, que começa nesta segunda-feira (24) e vai até o dia 5 de maio. A recomendação vale também para quem já tomou a vacina em anos anteriores. A vacina que será usada este ano foi produzida a partir de pesquisas sobre os tipos de vírus circulantes no Hemisfério Sul.
"É necessário imunizar todos os anos porque cada vacina é um produto novo, diferente, feito para proteger contra os tipos de vírus que estão em circulação no momento", diz o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, que acompanhará o prefeito Beto Richa na abertura oficial da campanha, nesta segunda-feira (24), na Boca Maldita, onde será montada uma tenda para atender quem passar pelo calçadão da rua XV de Novembro.
A vacina é injetável e aplicada em dose única. Além de proteger contra a gripe ou influenza, ela também oferece outras vantagens aos idosos, que são mais suscetíveis a doenças do aparelho respiratório e, por isso, público-alvo da campanha anual de vacinação.
Acompanhamento feito pela Organização Mundial de Saúde mostra que a imunização também evita que as gripes se transformem em pneumonias e levem à internação hospitalar. A redução do número de consultas médicas, menos faltas ao trabalho e a diminuição do uso de medicamentos também são conseqüências importantes da vacina.
A Secretaria da Saúde alerta que aqueles que têm alergia grave ao ovo de galinha não podem tomar a vacina. "São raros os casos de pessoas alérgicas ao ovo, que é o meio usado pelos cientistas para fazer a cultura dos vírus que serão usados na produção da vacina, mas quem é alérgico não deve tomar a vacina", explica Ducci.
A meta do Ministério da Saúde para Curitiba é vacinar, no mínimo, 105 mil idosos na cidade (70% da população na faixa etária). O objetivo da Secretaria Municipal da Saúde, porém, é ir além. "Como nos anos anteriores temos superado a marca dos 90%, é possível até melhorar os resultados já alcançados", diz o vice-prefeito.
Serviço
Vacinação contra a gripe
Para quem: todas as pessoas a partir de 60 anos
Onde: nas unidades de saúde e na tenda de vacinação da Boca Maldita (das 9h às 17h).
Quando: de 24 de abril a 5 de maio.
Fim de semana e feriados: nas US 24H; no sábado, dia 29/04, haverá vacinação na US Ouvidor Pardinho.