A campanha contra o vandalismo, lançada pela Prefeitura em outubro, teve resposta imediata. Graças à participação efetiva da população o número de denúncias pelo telefone 153, da Guarda Municipal, aumentou mais de mil por cento chegando à média de 350 ligações diárias, o que permitiu uma ação mais efetiva na repressão ao vandalismo. O número de detenções, que era de dez, em média, por mês, passou neste período para 38.
As denúncias feitas pela população vão desde furto de fios da rede elétrica a destruição de luminárias e pichação de muros e fachadas da cidade, e depredação de equipamentos como estações-tubo e telefones públicos.
"A participação da comunidade é fundamental para o trabalho da Guarda Municipal. Quando o cidadão denuncia, é possível intensificar a prevenção e o combate ao vandalismo", afirma o secretário municipal da Defesa Social, coronel Itamar dos Santos.
O primeiro mês da campanha permite uma avaliação bastante positiva, afirma o coordenador do Centro de Operações da Defesa Social, Wagnelson de Oliveira. "A campanha conseguiu sensibilizar a população em defesa do patrimônio público e o resultado já ultrapassa qualquer estatística anterior".
A campanha foi lançada em 18 de outubro, com o objetivo de reduzir ataques ao patrimônio público que causam prejuízos de R$ 3 milhões por ano ao município. São pichações em muros e paredes de prédios públicos, vidros quebrados, lixeiras incendiadas e banheiros destruídos. Nem os brinquedos de parques e praças escapam. A depredação também atinge semáforos e placas de trânsito.
O tema da campanha é uma mensagem direta aos responsáveis pelos estragos: "Quem faz vandalismo destrói o que é de todos". Além da veiculação em rádio e televisão, cartazes nos pontos de ônibus e placas espalhadas pela cidade, a campanha também terá busdoors, na traseira dos ônibus, um dos principais alvos de vandalismo.
De acordo com a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa municipal que gerencia o transporte coletivo da cidade, quase todos os 1,8 mil ônibus da cidade estão com vidros riscados. Os rabiscos feitos com objetos metálicos pontiagudos são uma nova forma de pichação – são 32 mil janelas danificadas, ou seja, quatro em cada dez vidros dos ônibus.
"Os ataques contra o patrimônio público consomem recursos que poderiam ser investidos na área social e na infra-estrutura da cidade. Além disso, os ataques ao transporte coletivo também encarecem a tarifa", explica o presidente da Urbs, Paulo Schmidt.
A campanha educativa da Prefeitura de Curitiba incentiva a população a denunciar atos de vandalismo à Guarda Municipal, pelo telefone153. A central atende 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados.
Desde o começo do ano, a Guarda Municipal atendeu 344 ocorrências de vandalismo em escolas, unidades de saúde, praças, terminais de ônibus e estações-tubo. Graças às denúncias da população, 137 pichadores foram detidos em flagrante e encaminhados à Polícia Civil.