A Campanha do Desarmamento, lançada pelo Paraná e, agora, implantada em todo o país, também está estimulando crianças entregar suas armas de brinquedo. Ontem, a diretora do Centro de Educação Infantil Carinho da Mamãe, Roseni Scarante, entregou no Comando Geral da Polícia Militar, em Curitiba, 25 armas. “Nossa meta é formar cidadãos conscientes de suas responsabilidades e direitos”, comentou ela.
Para o major César Alberto Souza, coordenador do policiamento comunitário em todo o Paraná, iniciativas como a do desarmamento criam a cultura da paz na sociedade. “Isto é de extrema importância. Esta cultura arraigada surtirá efeitos muito positivos no futuro para a segurança pública”, disse o major.
Após conversar com sua sócia Fátima Regina Felsky da Silva, Roseli convocou os pais para deflagrar a campanha. “A receptividade foi muito boa. Mas o melhor foi ver as crianças entregando os brinquedos por iniciativa própria. Elas entenderam nossa proposta. Uma arma dessas jogada no lixo pode resultar em violência, por isso estou entregando para a Polícia Militar, para que faça a destruição dos brinquedos”, disse.
O Centro de Educação Infantil Carinho da Mamãe fica no bairro Água Verde, em Curitiba. A escola atende a cerca de sessenta crianças, desde o berçário até os 06 anos de idade. Segundo Roseni, o resultado da campanha já é percebido mesmo entre os pequenos. “Nós debatemos o assunto e, na medida do entendimento deles, todos concordaram que não há necessidade de se possuir armas em casa, nem mesmo uma pistola de água”.