Os paranaenses continuam entregando armas à Campanha do Desarmamento. Na manhã desta terça-feira (8), Antônio Ferrari, 73 anos, procurou o quartel da Polícia Militar na cidade de Ibiporã, região de Londrina, para fazer a entrega simultânea de sete armas de fogo e de uma arma de brinquedo. "É melhor eu estar entregando essas armas do que correr o risco de assaltarem a minha casa e um marginal ter acesso a elas", disse o comerciante.

continua após a publicidade

O comerciante entregou cinco garruchas, uma pistola calibre 6.35, um revólver calibre 32 e uma pistola de brinquedo, pertencentes à coleção da família do comerciante. "Ele veio até o quartel e nós o acompanhamos até a delegacia da Polícia Federal para que ele realizasse a entrega das armas", disse o tenente Luiz Carlos Lemos Júnior.

Durante a campanha do desarmamento estadual, de dezembro de 2003 até julho do ano passado, cerca de 20 mil armas foram entregues. O Paraná foi pioneiro no recolhimento de arma e munição para posterior destruição, oferecendo indenização de R$ 100 a cada cidadão, por arma entregue. A partir de julho de 2004, a campanha para todos os Estados, através da Polícia Federal. No Paraná, policiais militares e civis que fizerem a apreensão de armas também estão recebendo o mesmo valor a título de bonificação.

Somando-se as armas arrecadadas desde dezembro de 2003 já são mais de 30 mil armas recolhidas. Quem entrega uma arma não precisa comprovar a origem dela. Já quem é detido com uma, terá que responder a inquérito policial.

continua após a publicidade