São Paulo ? Sobrou para você, mande para nós. Este é o lema da Campanha do Agasalho do Estado do Paraná, organizada pela instituição filantrópica do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar). A arrecadação deste ano continua, já coletou 40 mil cobertores e cerca de 120 toneladas de agasalho e as doações foram levadas inclusive a acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).
Segundo a presidente do Provopar, Lúcia Arruda, o número de agasalhos doados em 2005 já ultrapassou o volume do ano passado, que foi de 106 toneladas. "Já distribuímos cobertores para 300, dos 399 municípios do estado e atendemos 380 entidades", contabiliza. De acordo com Lúcia Arruda, os acampamentos do MST foram incluídos na distribuição. Também foram doados outros itens, como acolchoados. Os de boa qualidade, de acordo com a presidente, estão sendo encaminhados para hospitais do estado.
"A campanha vai até o final de agosto e a gente acredita que vai arrecadar ainda mais umas 50 toneladas de agasalho", enfatiza a presidente. Na campanha deste ano a atriz paranaense Letícia Sabatella foi a garota-propaganda. Ela doou o seu cachê como contribuição para a arrecadação.
Lúcia Arruda diz que os colégios estaduais também são de grande contribuição para o sucesso do evento. "A nossa campanha é feita nos municípios através dos colégios estaduais, que são nossos postos de arrecadação também", observa. Isso porque as diretoras das escolas conhecem a realidade das comunidades da região na qual trabalham e podem indicar melhor quem está necessitando de maior colaboração. As dez escolas de todo o estado que mais coletarem donativos receberão um computador cada uma. Os alunos também participam da entrega do material à sociedade.
O Provopar é um programa ligado ao Governo do Estado, apesar de ser uma entidade civil, mas normalmente suas diretorias são nomeadas pelos governadores. Foi criado há cerca de 20 anos e desde então planeja a campanha no estado.