Uma das ações em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, neste sábado, é o lançamento da Campanha da Diversidade promovida pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). A campanha tem como objetivo combater a exclusão social, étnica e racial no mercado de trabalho.
"Temos um conjunto de ações sendo desenvolvidas nesse mês pelo governo federal, governos municipais e estaduais e a sociedade. O grande boom de toda essa ação será neste sábado", informa a ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Matilde Ribeiro.
Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a taxa de desemprego entre pessoas negras é maior do que entre as brancas. O mesmo levantamento indica que, quando o trabalhador negro está empregado chega a receber duas vezes menos que o branco.
"Estamos finalizando a formatação de uma campanha sobre diversidade tendo como foco a questão racial negra, em primeiro lugar, mas também trabalhando as questões relacionadas aos povos indígenas e outros grupos discriminados historicamente", explica Matilde.
Atualmente, todas as políticas públicas com o objetivo de resgate e valorização da raça negra são coordenadas pela Seppir, que foi criada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003. "São muitas ações em curso e cada ministério tem sua dinâmica. Cabe à Seppir coordenar esse conjunto de ações, visando uma maior integração das políticas em âmbito federal e também na relação com estados, municípios e movimento social", ressalta a ministra.