O programa Desperdício Zero, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, apresentou durante o I Encontro dos Secretários Municipais do Meio Ambiente do Paraná, a nova campanha de conscientização elaborada especialmente para o litoral do Estado. A campanha Espécies Perigosas mostra animais marinhos criados a partir de resíduos que são encontrados espalhados pelas praias no verão, como garrafas, bitucas de cigarro e sacolas plásticas.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, o material usa o lúdico para chamar a atenção dos turistas e sensibilizá-los quanto à destinação correta destes produtos. ?É uma maneira divertida e eficiente de despertar o interesse da sociedade para este grande problema ambiental que é a destinação inadequada de resíduos?, destacou o secretário.
As garrafas PET foram transformadas no tubarão da espécie ?garrafus plastikus?, as bitucas de cigarros em ?lula bitucas ?e as sacolas plásticas em águas-vivas da espécie ?sacus delixus?. A campanha começará a ser divulgada nas próximas semanas e posteriormente será adaptada para a realidade de cada região paranaense.