Recife – A 7ª Semana Nacional de Incentivo à Saúde Mamária, promovida pela Sociedade Brasileira de Mastologia de hoje até domingo (20), será marcada em Pernambuco por diversas atividades.
Está prevista a distribuição de panfletos educativos sobre a importância da prevenção do câncer de mama, doença que somente no estado deve atingir este ano cerca de 2 mil mulheres, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer.
A principal ação da campanha será a oferta gratuita do exame de mamografia para mulheres de baixa renda. O atendimento está sendo feito em um ambulatório móvel, instalado dentro de ônibus, que vai ficar estacionado no pátio do Hospital Oswaldo Cruz até sexta-feira (18). A unidade foi equipada com mamógrafo e aparelho de ultra-som.
De acordo com o médico João Beltrão, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, regional Pernambuco, a idéia não é alarmar, mas, alertar as mulheres de que o câncer de mama pode ser evitado e curado se diagnosticado precocemente.
O médico destacou a importância de fazer auto-exame em casa. ?Preconizamos que mensalmente, após a menstruação, as mulheres façam o auto-exame e, identificando alguma alteração, procurem um especialista imediatamente?.
Beltrão lembrou que o primeiro exame de mamografia deve ser feito a partir dos 35 anos e, depois dos 40 anos, anualmente.