Caminhoneiros bloquearam hoje, no início da tarde, os portões de entrada e saída do pátio de triagem do Porto de Paranaguá. Somente 252 caminhões conseguiram descarregar os grãos, contra os picos de 2,5 mil caminhões/dia na safra do ano passado. A manifestação dos caminhoneiros ocorreu em protesto com o tratamento recebido dos embarcadores.
A categoria deveria receber uma diária de R$ 0,15 a R$ 0,25 por tonelada/hora durante o tempo de espera no pátio de triagem. Mas em virtude da demora no escoamento da safra, reivindica o pagamento de uma sobrestadia pelo período em que os caminhoneiros aguardarem na estrada.
Por causa do fechamento do estacionamento – que estava lotado, com mais de 1,1 mil caminhões – o final da fila na BR-277 voltou a ficar antes do posto de pedágio da Ecovia, em São José dos Pinhais. Às 18h, o congestionamento terminava no km 63 da rodovia. Em função do intervalo de dez quilômetros na Serra do Mar, a fila contínua totalizava 50 quilômetros, com aproximadamente 2 mil caminhões. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)