Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) do escritório regional de União da Vitória informaram que o acidente ocorrido, nesta quarta-feira, no Rio Iguaçu, na divisa do Paraná com Santa Catarina, próximo ao município paranaense de São Mateus do Sul, não causou impacto ambiental.
Um caminhão carregado com cerca de 12 toneladas de agrotóxicos e fertilizantes caiu no lado catarinense do Rio Iguaçu ao tentar embarcar na balsa que faz a travessia entre os municípios da Canoinhas, em Santa Catarina, e São Mateus do Sul, região do sul do Estado.
De acordo com os técnicos que estiveram no local do acidente, o caminhão foi resgatado com a carga intacta ? ou seja, não houve vazamento dos produtos no rio.
Segundo informações dos técnicos, a Fundação do Meio Ambiente (Fatma), órgão ambiental catarinense, estava prestando assistência ao acidente e coletou amostras da água do rio para análise.
Ao ser comunicada sobre o acidente, como medida preventiva a Sanepar suspendeu durante três horas o abastecimento de água do município de União da Vitória, cuja captação é feita no Rio Iguaçu. O monitoramento na qualidade da água do rio será intensificado nesta semana para certificar que não houve comprometimento da água.