O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o câmbio vai continuar flutuante e vai se ajustar. "O dólar vai se ajustar na medida em que houver importação de bens de capital, e os juros vão continuar sendo reduzidos. Não tem milagres. O governo fará a sua parte, mas não há mágica", disse.

continua após a publicidade

Lula disse que o governo poderá aumentar algumas alíquotas de importação até o ponto permitido pela Organização Mundial do Comércio (OMC) 35 % – para determinados produtos, assim como foi feito no caso de produtos têxteis.

Além disso, o presidente disse que pode ser criada uma política de desoneração de algum setor mas destacou que não há prazo para a conclusão destes estudos. Ressaltou, porém, que, neste caso, não há milagre e descartou a possibilidade de ser definido uma cotação específica do dólar para a soja, para automóveis ou para parafuso."Não adianta ficar nervoso. Mais dólares vão entrar.", disse.

Ressaltou que não é apenas o real que está valorizando, mas que o dólar está se desvalorizando diante de todas as moedas. Ele citou as operações que vêm sendo colocadas em prática pelo Banco Central (BC), de comprar dólares para evitar uma queda na cotação. "Estamos comprando dólar para não baixar. Isto não tem prazo".

continua após a publicidade